Por Cretino em 05/06/2007

Dia dos Namorados – 12 de junho – Origem da Data

A origem da comemoração do Dia dos Namorados no Brasil, em 12 de junho, não é certa. Acredita-se que foi estipulada por ser véspera do dia de Santo Antônio, o santo casamenteiro. A crença de que o santo ajudava as solteiras a encontrarem um namorado foi difundida a partir do século XVIII.

Esta comemoração pode ter se iniciado em 1948 em uma promoção feita pelas Lojas Clipper, em São Paulo. Alguns afirmam que começou mesmo em 1950, com a idéia do publicitário João Dória que criou uma campanha publicitária parecida com o “Valentine’s Day” dos Estados Unidos. O slogan publicitário era: “não é só com beijos que se prova o amor”.

Tradicionalmente, este dia é comemorado em 14 de fevereiro em vários países (Valentine´s Day – Dia de São Valentim). Esta data remonta aos tempos de Roma (antes do Cristianismo) com a festa pagã chamada Lupercália, comemorada no dia 15 de fevereiro, onde os jovens retiravam da “urna do amor” os nomes das suas futuras pretendentes. Com o término da Era do Império Romano, o costume continuou.

Comentários

  1. cretino disse:

    vc nao pode dizer por q as pessoas ficam com raiva e nao faz porcaria de comentario nenhum

  2. Edayne disse:

    que droga vcs nao deixam o site bem informativo a pessoa se perde com essa bagunça caralho!!!!

  3. isabel disse:

    eu con cordo com adaiane eu so queria tirar uma duvida e aparese isso eu so queria saber a data dos namorados para dar um presente a meu namora e ele tambe por

  4. isabel disse:

    eu con cordo com adaiane eu so queria tirar uma duvida e aparese isso eu so queria saber a data dos namorados para dar um presente a meu namorado e ele tambe por

  5. FABIOLA PLAY disse:

    ta massa explicação gostei parabéns