Como calcular a data do Carnaval
Categoria(s): Cultura Inútil
O carnaval está entre as festividades ou feriados em que ocorre em datas móveis. Por isso, para muita gente ainda persiste o mistério em saber porque a data do carnaval varia de ano para ano. O cálculo da data do carnaval se realiza por motivo do dia da Páscoa. Ele ocorre sempre 7 (sete) domingos antes do domingo de Páscoa. Porém, a Páscoa também é uma festividade com data móvel e para calcular a Páscoa devemos, basicamente, observar o seguinte acontecimento: o primeiro domingo de lua cheia após o dia 21 de março, época em que ocorre o equinócio de março e consequentemente a mudança da estação. O equinócio é o ponto da orbita da terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite. Fenômeno ocorre no dia 21 de março e 23 de setembro.
A Páscoa é uma festa de origens dos pastores nômades da época pré-mosaica e que perdurou por anos entre diversos povos, principalmente, os das regiões frias do hemisfério norte. Os povos se reuniam em comemoração da chegada da primavera com os dias mais quente e o fim das longas noites de inverno. Para eles, eram época de se iniciar o trabalho com a terra para o plantio. Os povos aproveitavam as primeiras noites claras de lua cheia para saudar a nova estação em forma de festa. Mais tarde, o povo hebreu também passou a comemorar a sua histórica saÃda do Egito e posteriormente os cristãos passaram a comemorar a ressurreição de Cristo nesta mesma data.
Veja Também:
Fantasia de carnaval
Carnaval na Bahia - Óticas Diniz
Carnaval: A arte de escrever um texto bonito para uma foto explicita
Novo modelo de tapa-sexo para desfiles no RJ - Carnaval 2008
Piadinha de Carnaval
Carnaval 2007- Rio de Janeiro / Salvador / Recife / São Paulo
Rainha da Bateria da Mangueira em 2007 - Preta Gil





Mauro Cezar dá seu palpite,
fevereiro 1, 2008 @ 09:35
O Primeiro domingo mais proximo da lua cheia, apos o dia 21 de marco.
A Lua Cheia e’ apenas uma noite, assim como a nova tambem, embora os calendarios mostrem em media 7 dias de lua cheia e 7 dias de lua nova.
Digo isto porque pode acontecer de termos varios anos consecutivos que abril nao tera’ um Domingo de Lua Cheia.