Por Cretino em 05/02/2007

Beber cerveja engorda ? (Dieta do engenheiro)

Pelas leis da termodinâmica, todos nós sabemos que uma caloria é a energia necessária para aquecer 1g de água de 21,5° a 22,5°C.

Não é necessário ser nenhum gênio para calcular que, se o ser humano beber um copo de água gelada (200ml ou 200g), aproximadamente a 0°C, necessita de 200 calorias para aquecer em 1°C esta água. Para haver o equilíbrio térmico com a temperatura corporal, são necessárias então
aproximadamente 7400 calorias para que estes 200g de água alcancem os 37° C da temperatura corporal (200 g X 37°C). E, para manter esta temperatura, o corpo usa a única fonte de energia disponível: a gordura corporal. Ou seja, ele precisa queimar gorduras para manter a temperatura corporal estável.

A termodinâmica não nos deixa mentir sobre esta dedução. Assim, se uma pessoa beber um copo grande (aproximadamente 400 ml, na temperatura de 0°C) de cerveja, ela perde proximadamente 14.800 calorias (400g x 37°C).

Agora, não vamos esquecer de descontar as calorias da cerveja, aproximadamente 800 calorias para 400 g. Passando a régua, tem-se que uma pessoa perde aproximadamente 14.000 calorias com a ingestão de um copo de cerveja gelado. Obviamente quanto mais gelada for a cerveja
maior será a perda destas calorias. Como deve estar claro a todos, isto é muito mais efetivo do que, por exemplo, andar de bicicleta ou correr, nos quais são queimadas apenas 1000 calorias por hora.

Amigos, emagrecer é muito simples, basta beber cerveja bem gelada, em grandes quantidades e deixarmos a termodinâmica cuidar do resto.

Saúde a todos!!! Já pro boteco…. malhar!!

Comentários

  1. Raphael Calvo disse:

    Sem querer estragar a piada, mas esse engenheiro cometeu um erro comum entre nós: se atrapalhou com unidade!
    Por experimentação ja sabemos que a tese é falsa (quem não conhece a “barriguinha de cerveja”). A caloria que se fala em dietas na verdade é kcal (1.000 cal). A cerveja teria 800.000 cal, e a conta dele fica na verdade 14.000-800.000 = -786.000, ou seja, 786kcal pra sua barriga…
    A outra conta: corrida gasta 1000 kcal por hora, portanto pra cada cerveja que vc tomar vc tem que correr uns 50min.
    Bom exercício a todos!

  2. SCRAW disse:

    Seu babaca ,estragou a piada.

  3. Débora disse:

    oi gente,eu acho que pra voce tomar cerveja voce tem que pelo menos correr 50min depois de bebe-la.Pois se nao vai ter muita gordurinha!!!CUIDADO gente pra nao engordar!!!

  4. Débora disse:

    sem estragar a piada,nao emagreca muito tambem,fica feioooo

  5. Júnior disse:

    De fato o Engenheiro cometeu um equívoco, mas nada de grave. O importante é saber que qualquer líquido quando ingerido em excesso engorda. Quando o consumo energético for maior que a demanda energética, você engordará, ou seja, ingerir mais calorias que o necessário. Algumas pessoas cometem o erro de sobrecarregar seu estômago principalmente no jantar, e durante o sono, com o organismo em baixo metabolismo, acabam engordando mais depressa. Isso acontece porque nosso organismo tem um armazém de energia chamado ATP (trifosfato de adenosina) que tem a função de transportar energia para a célula. Se esta não está queimando energia suficiente, a sobra é transformada em gordura. A carne vermelha, por exemplo, depois de ingerida, permacece no estômago por aproximadamente 72 horas (3 dias). Enquanto isso, o organismo trabalha para sugar todas as proteínas que a carne oferece. Quem já não foi a uma churrascaria a noite? No outro dia, a gente levanta com uma moleza no corpo. O estômado está trabalhando a todo vapor para digerir a carne acumulada na noite anterior. Para esta digestão ser cumprida, um grande volume de sangue é enviado para o estômago, baixando o volume de sangue nos demais membros. Por isso, no dia seguinte sentimos esta sensação de moleza. É isso aí amigos. É importante se alimentar de 5 a 7 vezes ao dia, em pequenas quantidades. Assim, por estar satisfeito, o organismo não terá tempo para criar reservas de energia.